segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atividade 4.3 Analisando o panorama do uso das mídias nas nossas escolas

Hoje a maioria das escolas estão equipadas de recursos tecnológicos facilitando ao profissionais da educação organizarem-se de forma prática e dinâmica; cursos, aulas e formação continuada possibilitando um aprendizado de qualidade. O Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres o qual trabalho, na função que exerço, realizo palestras e reuniões educativas usando data show,  filmadora, câmera digital e outros... Os professores usam em suas aulas vídeos , animações, imagens e experimento de autoria do próprio aluno. No teleposto os professores tem oportunidade de conhecer vídeos da TV Escola e Rived.
Vive-se em um mundo globalizado, em todos os momentos estamos informados de tudo que acontece ao nosso redor. Hoje a educação comtempla recursos tecnológicos necessários que facilitam  trabalhos pedagógicos  tanto a distância como em grupos ou mesmo individual.

Atividade 4.2 Repositórios educacionais de material multimídia

Os sits explorados: (portal do professor, porta curta, google, youtube, TV Escola) são riquissimos em sugestões ,recheados de vídeos, palestras, dicas de novos sites possibilitando boa aprendizagem aos educandos  facilitando também para que o professor amplie seus conhecimentos inovando sua prática pedagógica.

Atividade 4.1 Conhecendo objetos multimídia

Os recursos de produção e imagem. áudio e vídeos digitais apresentam um repertório amplo que nos possibilitam explorar e estimular novas possibilidades pedagógicas trazidas pelas mídias digitais a enriquecer as aulas sugerindo e orientando formas de produzir a criação de uso de sua autoria.
O planejamento é fundamental para atingir o esperado na expectativa de instinguir além do que repassa,  a tecnologia abre esse espaço e oportuniza  os alunos a serem mais  mais ativos.

Atividade 3.5 Conceituando Currículo

O Currículo nos orienta o rumo de uma jornada determinando os objetivos que propõe o planejamento de forma adequada aos objetivos visando o ensino para uma boa aprendizagem.O currículo especifica o que, como e quando ensinar e o que como e quando avaliar.Currículo constituiu um dos factores que maior influência possui na qualidade do ensino. Este aparente consenso, esconde um equívoco. Não existe uma noção mas várias noções de currículo, tantas quantas as perspectivas adoptadas O curriculo continua a ser frequentemente identificado, com o "plano de estudo". Currículo significa, neste caso, pouco mais do que o elenco e a sequência de matérias propostas para um dado ciclo de estudos, um nível de escolaridade ou um curso, cuja frequência e conclusão conduzem o aluno a graduar-se nesse ciclo, nível ou curso. "Em termos práticos, como escreve Ribeiro (1989), o plano curricular concretiza-se na atribuição de tempos lectivos semanais a cada uma das disciplinas que o integram, de acordo com o seu peso relativo no conjunto dessas matérias e nos vários anos de escolaridade que tal plano pode contemplar". Este conceito de currículo, muito próximo do conceito de programa, como foi formulado por Bobbit (1922), evoluiu para um conceito mais amplo que privilegia o contexto escolar e todos os factores que nele interferem. Procurando traduzir estas novas concepções Ribeiro (1989), propôs a seguinte definição mais operacional de currículo : "Plano estruturado de ensino-aprendizagem, incluindo objectivos ou resultados de aprendizagem a alcançar, matérias ou conteúdos a ensinar, processos ou experiências de aprendizagem a promover".

Atividade 3.4 Desenvolvimento do Projeto

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 3: Currículo, Projeto e tecnologias.
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Unidade Escolar: CEM Oquerlina Torres
Função que atua: Professora do Ensino Médio
Data: 22/05/2012



               Cursista:Marilene Ribeiro Melo Martins
                               Roney Viana de Oliveira
                               Maria Aparecida França Coêlho
                               Andréia Valadares Pinto
                               Áurea Maria Alves de Araújo Timbó
                               Cristiane Melo da Silva
                                Maria Rita Rodrigues Amaral
                               Zélia Maria Pereira Lima

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar o material dourado para conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Determinar a sentença matemática que permite calcular o volume do cubo e do paralelepípedo.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de volume.
  • Conceito de volume de um sólido.
  • Diferenciar um cubo e um paralelepípedo entre os sólidos geométricos.
  • Saber determinar a área de um quadrado e de um retângulo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa: O professor entregará a cada aluno uma folha contendo a atividade abaixo.
1) Observe os blocos em forma de cubos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.

(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)
2) Supondo que cada cubinho possua volume de 1cm3,  complete:
  • O volume do Bloco A é igual a __________________.
  • O volume do Bloco B é igual a __________________.
  • O volume do Bloco C é igual a __________________.

3) Observe agora os blocos em forma de paralelepípedos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
  
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)

4) Considerando que cada cubinho possua o volume igual a 1cm3, complete
  • O volume do Bloco P é igual a __________________.
  • O volume do Bloco Q é igual a __________________.
O volume do Bloco R é igual a ___________

Obs.: Ao término da atividade, o professor  deverá formar grupos de no máximo 4 alunos para que eles possam socializar suas respostas. Posteriormente,  pedirá a cada grupo para expor suas respostas e observações.
 Nesse momento, o professor deverá fazer intervenções, caso os alunos não tenham mencionado, por exemplo: 
  • o conceito de volume.
  • as medidas para cada cubinho.
  • outras questões relativas ao conteúdo

3.2 Contextualizando a mudança

Trabalhei “Disciplina Escolar”no laboratório de informática  com a turma do 1º ano do ensino médio objetivando minimizar a indisciplina no ambiente escolar, usei vários salids mostrando cenas relacionadas e comentando sobre as mesmas. Após a professora reforçou com a turma usando  a pesquisa no laboratório com o tema: “Bulling”

3.1 Fórum: Explorando o Software HAGAQUÊ

O HagaQuê é um Software livre criado para facilitar a criação de histórias que podem ser em qualquer nível dependendo da exploração do contexto.
Inova sua prática pedagógica e é muito divertido e legal.

3.1 Fórum: "Contextualizando a mudança: da teoria a prática."

Sempre que atendo o aluno exponho slaids de mensagens que venham tranquilizar o ego, após debato assuntos interessantes do dia a dia oportunizando um feetback entre o meu assunto e o dele direcionando sempre  notícias que venha facilitar o diálogo.
A ferramenta tecnológica nos ajudam bastante na visualização e raciocínio do assunto em debate facilitando a integração e a aprendizagem do educando..

3.1 Contextualizando a mudança

Atualmente não  estou em sala  de aula, mas atuo como orientadora educacional tendo contato diariamente com os alunos procurando saber as maiores dificuldades . Atendo-os individualmente e coletivamente os problemas, os anseios  buscando  parceria com a família como também alertando  para o mundo virtual.
                Além do desempenho escolar. Ouço problemas sentimentais, procuro ajudar os alunos de maneira lúdica e eficaz.

Navegando a Wilkipédia e o Wickicionário

Uso muito a Wikipédia , é uma enciclopédia multilíngüe livre pois traz informações necessárias para o conhecimento em vários idiomas e significados e nela podemos publicar artigos possibilitando ainda a correção ortográfica, permitindo diferenciá-los de outros conceitos associados podendo  serem formulados relacionando mais com idéias e pensamentos sobre determinado assunto.
Já o Wickicionário além de pesquisar pode criar novos verbetes poliglota livre e qualquer pessoa pode salvar e publicar variadas  definições.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Atividade 2.6 Planejando de uma atividade com hipertexto ou internet

2.4 Conceituando Hipertexto coletivamente

Os elementos encontrados no hipertexto são diferentes como: imagens, sons, propagandas, Vídeos.  Os elementos são convincentes a deixarmos de pensar, refletir  determinado assunto que muitas vezes são tão fáceis de realizar. Essas mudanças  de certa forma acomoda a aprendizagem , pois  encontra tudo pronto e acabado tornando-se  um vicio  deixando o ser humano totalmente dependente.

2.3 Conceituando hipertexto individualmente

Hipertexto é uma forma de organização  de informações precisas sem limites para facilitar a pesquisa  conceitos de determinado assunto possibilitando que haja  interatividade através dos links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.

2.2 Navegando em busca do conceito de hipertexto

Ao navegar na internet encontrou-se links que facilitou o entendimento sobre o conceito de hipertexto possibilitando assim uma melhor  compreensão sobre o tema. Durante a navegação não me perdi, sempre fui voltando à página inicial e dando sequencia na pesquisa. Aprendi vários conceitos de hipertexto através dos autores. Devido  as informações serem vastas não fui capaz de assimilar todas. Porém sei que houve uma aprendizagem de forma dinâmica e precisa  entendendo bem o assunto.

Atividade 2.1 Navegação em Hipertexto

A impressão que o portal do professor repassa para o receptor é que as informações são de fundamental importância para o conhecimento educacional. Os assuntos abordados são de interesse da classe de educadores. Para cada link um assunto diferente que incentiva a prática pedagógica causando motivação para maior compreensão e discussão ampliando questionamentos e debates do grupo. A navegação aderiva não traz beneficio e nem conhecimento para aproveitamento de conteúdo se não é de interesse do pesquisador.

Atividade 1.6 A Mídia na Educação

A mídia na educação

Atividade 1.5 Mapa Conceitual

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Atividade 1.4 Pesquisa na Escola

Atividade 1.3 O papel da escola diante das novas tecnologias

Hoje o trabalho em sala de aula está mais dinâmico, graças as tic que contribui muito no enriquecimento das atividades. São vários caminhos que se toma para dinamizar um conteúdo. Basta querer buscar informações de determinado assunto que encontra. O processo de ensino e aprendizagem está dinâmico oportunizando o educando aprender mais.

Atividade 1.2 Quem sou como professor Aprendiz

Estamos inseridos em uma sociedade que exige de educadores um repensar pedagógico capaz de analisar criticamente sua prática. Ser professor hoje é saber conduzir situações de modo que haja um fetebak desenvolvendo condições de posicionamento, construindo valores de autonomia. E neste contexto como professora procuro de forma dinâmica oferecer aos meus alunos novidades das tic que existam coerência com o conteúdo aplicado possibilitando análise e conhecimento.

Atividade 1.1 Reflexões iniciais

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h) Unidade 1: Tecnologia na sociedade, na vida e na escola. Atividade: 1.1 – Reflexões Iniciais - em Dupla Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva Turma: A Cursista: Marilene Ribeiro Melo Martins Unidade Escolar: Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres Função que atua: Orientadora Educacional Data: 15/03/2012 
Reflexões Iniciais 
 Vive-se em constância mudança, principalmente na sociedade da qual estamos inseridos, exigindo mudanças. E nas últimas décadas tem se invertido muito na tecnologia proporcionando atender a demanda que procura respostas imediatas. Não tem como mais escapar dessas ferramentas tecnológicas pois nos auxiliam bastante a responder tais questionamentos que surgem diante de tantos desafios. A busca de conhecimentos deve ser constante e progressivo procurando a melhor forma de repassar informações que venham atender os ansejos do público que está em procura de algo a mais. No intuito de superar um ensino de qualidade faz se necessário leituras diversas que abranjam maneiras de ensinar de modo que a prática pedagógica seja de fácil entendimento. Havendo uma interação de ensino e aprendizagem e trazendo uma visão de mundo a demanda do ensino propõe novas formas de aprender a aprender.