Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 3: Currículo, Projeto e tecnologias.
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Unidade Escolar: CEM Oquerlina Torres
Função que atua: Professora do Ensino Médio
Data: 22/05/2012
Cursista:Marilene Ribeiro Melo Martins
Roney Viana de Oliveira
Maria Aparecida França Coêlho
Andréia Valadares Pinto
Áurea Maria Alves de Araújo Timbó
Cristiane Melo da Silva
Maria Rita Rodrigues Amaral
Zélia Maria Pereira Lima
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Utilizar o material dourado para conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
- Conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
- Determinar a sentença matemática que permite calcular o volume do cubo e do paralelepípedo.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Conceito de volume.
- Conceito de volume de um sólido.
- Diferenciar um cubo e um paralelepípedo entre os sólidos geométricos.
- Saber determinar a área de um quadrado e de um retângulo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa: O professor entregará a cada aluno uma folha contendo a atividade abaixo.
1) Observe os blocos em forma de cubos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)
2) Supondo que cada cubinho possua volume de 1cm3, complete:
- O volume do Bloco A é igual a __________________.
- O volume do Bloco B é igual a __________________.
- O volume do Bloco C é igual a __________________.
3) Observe agora os blocos em forma de paralelepípedos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)
4) Considerando que cada cubinho possua o volume igual a 1cm3, complete
- O volume do Bloco P é igual a __________________.
- O volume do Bloco Q é igual a __________________.
Obs.: Ao término da atividade, o professor deverá formar grupos de no máximo 4 alunos para que eles possam socializar suas respostas. Posteriormente, pedirá a cada grupo para expor suas respostas e observações.
Nesse momento, o professor deverá fazer intervenções, caso os alunos não tenham mencionado, por exemplo:
- o conceito de volume.
- as medidas para cada cubinho.
- outras questões relativas ao conteúdo
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