quinta-feira, 17 de maio de 2012

Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC (100h)
Unidade 3: Currículo, Projeto e tecnologias.
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalhos em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo.
Tutora: Deusiram de Sousa Barros Silva
Turma: A
Unidade Escolar: CEM Oquerlina Torres
Função que atua: Professora do Ensino Médio
Data: 22/05/2012



               Cursista:Marilene Ribeiro Melo Martins
                               Roney Viana de Oliveira
                               Maria Aparecida França Coêlho
                               Andréia Valadares Pinto
                               Áurea Maria Alves de Araújo Timbó
                               Cristiane Melo da Silva
                                Maria Rita Rodrigues Amaral
                               Zélia Maria Pereira Lima

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Utilizar o material dourado para conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Conceituar volume do cubo e do paralelepípedo.
  • Determinar a sentença matemática que permite calcular o volume do cubo e do paralelepípedo.
Duração das atividades
3 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceito de volume.
  • Conceito de volume de um sólido.
  • Diferenciar um cubo e um paralelepípedo entre os sólidos geométricos.
  • Saber determinar a área de um quadrado e de um retângulo.
Estratégias e recursos da aula
1ª etapa: O professor entregará a cada aluno uma folha contendo a atividade abaixo.
1) Observe os blocos em forma de cubos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.

(Fonte: Figuras produzidas pela autora da aula.)
2) Supondo que cada cubinho possua volume de 1cm3,  complete:
  • O volume do Bloco A é igual a __________________.
  • O volume do Bloco B é igual a __________________.
  • O volume do Bloco C é igual a __________________.

3) Observe agora os blocos em forma de paralelepípedos e descubra de quantos cubinhos eles são formados.
  
(Fonte: Figura produzida pela autora da aula.)

4) Considerando que cada cubinho possua o volume igual a 1cm3, complete
  • O volume do Bloco P é igual a __________________.
  • O volume do Bloco Q é igual a __________________.
O volume do Bloco R é igual a ___________

Obs.: Ao término da atividade, o professor  deverá formar grupos de no máximo 4 alunos para que eles possam socializar suas respostas. Posteriormente,  pedirá a cada grupo para expor suas respostas e observações.
 Nesse momento, o professor deverá fazer intervenções, caso os alunos não tenham mencionado, por exemplo: 
  • o conceito de volume.
  • as medidas para cada cubinho.
  • outras questões relativas ao conteúdo

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